Especialidades

Cirurgia Pediátrica

A Cirurgia Pediátrica é a especialidade médica responsável pelo tratamento cirúrgico de doenças congênitas ou adquiridas, desde o período neonatal até o fim da puberdade.

Pediatria

Pediatria é a especialidade médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos, sejam eles preventivos ou curativos. Podemos considerá-lo como o clínico geral da criança e do adolescente.

Neuropediatria

Engloba além do tratamento, o acompanhamento e prevenção de uma série de problemas que possam comprometer o bom desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças, desde o período neonatal, possibilitando atenção especial em casos de Epilepsia, Paralisia cerebral, Deficiência Intelectual, TEA,e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade.

Nutricionista

A Nutrologia Pediátrica é voltada para a nutrição e tudo o que envolve o processo alimentar da criança, desde a prevenção de doenças, com orientação de uma dieta saudável, ao tratamento de carências nutricionais, dificuldades alimentares, erros alimentares e obesidade.

Fonoaudiologia

A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, para o aperfeiçoamento dos mecanismos da fala e da voz, da comunicação oral e escrita, do sistema miofuncional, orofacial, cervical, de deglutição, da função auditiva periférica, central e do sistema vestibular.

Psicologia

Psicologia é uma ciência que estuda o comportamento e os processos mentais (razão, sentimentos, pensamentos, atitudes), utilizando métodos e processos comparativos e analíticos. O objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida, melhorando seu relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).

Psicopedagogia

A psicopedagogia vem da união da psicologia e pedagogia. O papel do psicopedagogo, é compreender como assimilamos novos aprendizados para identificar problemas e encontrar alternativas para melhorar o processo de ensino e garantir que os conteúdos possam ser absorvidos e compreendidos. A dificuldade apresentada pode ser mental, social, física e até mesmo emocional.

Terapia Ocupacional

A terapia ocupacional promove a prevenção, o tratamento e a reabilitação de indivíduos portadores de alterações cognitivas, afetivas, perceptivas e psico-motoras, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos ou de doenças adquiridas por meio da utilização da atividade humana como base de desenvolvimento de projetos terapêuticos específicos.

Psicomotricidade

É a ciência cujo objeto de estudo é o indivíduo através de seu corpo, relacionando-o ao seu ambiente externo e interno; ação do sistema nervoso central responsável pela criação de uma consciência no indivíduo acerca dos movimentos que realiza por meio de parâmetros como a velocidade, o tempo, o espaço e a percepção própria da pessoa.

Testes

Teste da orelhinha

Através desse exame podemos saber se o bebê ouve bem ou se apresenta falhas na audição e perda auditiva, ainda que nos primeiros dias de vida. O Teste da Orelhinha consiste na colocação de um fone acoplado a um aparelho na relha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna reproduz.

Teste da Linguinha

É um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, causados pela “língua presa” que podem comprometer as suas funções de sugar, mastigar, engolir e falar. Muitos bebês apresentam dificuldade para mamar no peito devido essa limitação, e podendo gerar mais à frente dificuldades na fala e linguagem da criança.

Audiometria Infantil

Nos primeiros anos de vida é importante que sejam feitas avaliações, como a Audiometria Infantil, que previne, detecta e intervém nas alterações auditivas. O objetivo do exame é avaliar a função auditiva da criança com a utilização de técnicas lúdicas que a envolvam no ambiente do teste.
A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem. O exame deve ser realizado anualmente. Cuide da audição do seu filho(a).

Audiometria Adulto

O exame de audiometria normalmente é solicitado quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente se existir suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas, tímpano rompido, uso excessivo de medicamentos diversos, infecções e história hereditária de perda auditiva. Alguns elementos também devem ser levados em consideração como, por exemplo, fatores psicológicos, emocionais e até odontológicos.

Audiometria Ocupacional

A audiometria ocupacional tem a finalidade de avaliar a audição dos trabalhadores expostos a ruídos no trabalho, para detectar possíveis alterações auditivas, com intuito de evitar o agravamento da audição do trabalhador e suas consequências legais para a empresa.
De acordo com a NR- 7, todo profissional exposto a níveis de pressão sonora elevados necessita realizar audiometria admissional, periódica (no 6º mês após a admissão e, após este, anualmente) e demissional.

Exame de Processamento Auditivo (PAC)

O exame tem o objetivo de medir a capacidade do indivíduo em reconhecer sons verbais e não verbais em condição de escuta difícil. Desta forma pode-se inferir sobre a capacidade do indivíduo de acompanhar a conversação em ambientes desfavoráveis; determinar as habilidades auditivas alteradas; ter um parâmetro de medida da qualidade da audição e contribuir no diagnóstico e no tratamento de diversos transtornos.

Neuropsicológicos

A avaliação neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar as funções cognitivas (conhecimentos complexos) e práxicas (atividade motora fina) dos pacientes, buscando elucidar os distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, além de alterações cognitivas específicas como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planejamento, bem como seus diagnósticos diferenciais.

  • Instagram
  • Facebook

DUQUE DE CAXIAS

Rua Conde de Porto Alegre, 422

Centro, Duque de Caxias - RJ.

Tel: (21) 2653-4082 / (21) 3565-0702

      (21) 2671-7824 / (21) 99989-0439

Segunda a Sexta-feira: 8h às 19h
Sábado: 8h às 13h

SÃO CONRADO (EM BREVE)

© 2020 Orgulhosamente criado por Criare Comunicação. Todos os direitos reservados. Plágio é crime!