top of page
Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é um profissional de saúde, com graduação plena em Fonoaudiologia, que atua de forma autônoma e independente nos setores público e privado. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. Exerce também atividades de ensino, pesquisa e administrativas.

DISPONÍVEL NAS UNIDADES:

DUQUE DE CAXIAS  -  NOVA IGUAÇU  -  SÃO CONRADO

DESTAQUES

Afasia

Doença que afeta o entendimento do que é ouvido ou lido.

Pessoas com afasia não conseguem usar as palavras de maneira adequada para explicar a outras pessoas o que estão pensando.

Auxílio na alfabetização

Crianças e adultos que apresentam dificuldade na associação linguística das palavras, fonemas e demais normas ortográficas respectivas à fala e à leitura, também podem receber ajuda de um profissional da fala. Na maioria dos casos os pacientes que buscam auxílio para solucionar problemas de alfabetização, possivelmente já teriam recebido diagnóstico de dislexia ou outros transtornos do aprendizado com indicação para o tratamento.

Articulação da fala ou transtorno fonológico

A disartria ou apraxia da fala é o problema do qual o paciente junta uma palavra na outra ou apresenta problema nos sons na fala.

Fluxo da fala e gagueira

Pessoas com gagueira apresentam pausas e repetição de ideias ao falar. Através de exercícios o fonoaudiólogo auxilia o paciente a destravar a língua e aprimorar a fluência da fala.

Melhora da comunicação social

O fonoaudiólogo auxilia o paciente a seguir com as condutas e regras da fala em situações diversas em proximidade a outras pessoas. Casos assim costumam estar associados a outros transtornos adjacentes como é o caso do espectro autista ou transtornos de personalidade do grupo A.

Disfagia ou distúrbios de deglutição

Mastigar, engolir ou sugar pelo canudinho pode não ser assim tão simples quando o paciente apresenta disfagia. Este tipo de problema costuma estar associado com quadros de estresse, traumas e ansiedade e se não tratados o quanto antes podem se agravar especialmente pelas consequências da desnutrição. Além disso, é comum que pacientes que passaram por um derrame cerebral ou convulsão intensa também apresentem a disfagia.

CONVÊNIOS E PARTICULAR!

*Consultar.

whatsapp-logo-1.png
bottom of page