Psicomotricidade
O Psicomotricista é o profissional que age na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e processos de desenvolvimento, tendo por objetivo atuar nas dimensões do esquema e da imagem corporal em conformidade com o movimento, a afetividade e a cognição. A prática psicomotora se dá de forma Individual ou em grupo, da concepção à terceira idade, compreendendo as necessidades de adaptação sensoriais, sociais, comportamentais e de crescimento pessoal.
DISPONÍVEL NA UNIDADE:
DUQUE DE CAXIAS
DESTAQUES
Atraso Psicomotor
As causas do atraso psicomotor podem ser variadas e complexas. Fatores genéticos, problemas de saúde, prematuridade, falta de estimulação adequada, entre outros, podem contribuir para o atraso no desenvolvimento. Identificar a causa subjacente é essencial para direcionar a intervenção correta.
Equilíbrio
A equilibração, juntamente com a tonicidade, faz parte das bases psicomotoras. Por isso, ela é essencial para qualquer pessoa no desenvolvimento da psicomotricidade. Dessa forma, ela atua de maneira que possibilite à criança desempenhar o seu equilíbrio. Outras atribuições da equilibração são as seguintes: estabilidade postural (estático ou dinâmico); controle postural; automatismo da movimentação voluntária; aquisição de locomoção; além de permissão para se deslocar e explorar o ambiente.
Coordenação global
A boa percepção corporal, a capacidade de análise do gesto a ser realizado, o controle neuromuscular, que permite que o movimento seja realizado de maneira harmoniosa (com força, direção, amplitude de movimento, intensidade e velocidade adequados) e, a memória são fatores que já devem estar desenvolvidos para que haja uma boa coordenação motora global.
Lateralidade
A lateralidade diz respeito à capacidade de diferenciar e nomear direita e esquerda, seja no próprio corpo, no corpo de outra pessoa ou no espaço. Ela é desenvolvida por volta de 8 ou 9 anos de idade. Já a dominância lateral se trata da capacidade de dominar um lado do corpo.
Dificuldade de aprendizagem
O Psicomotricista trabalha nas funções motoras e mentais ou no distúrbio emocional propondo atividades corporais. Visa diminuir as dificuldades físicas, mas também ajudar a pessoa a encontrar uma relação harmoniosa com o uso do corpo.
Esquema / imagem corporal
O esquema corporal é o resultado da construção das funções psíquicas superiores e diz respeito à a atenção, à memória, à fala, ao pensamento lógico-verbal e ao movimento voluntário.
A imagem corporal abarca a subjetividade, a imagem consciente do corpo.
O modo como cada um se vê está determinado por muitas fatores, entre eles os acontecimentos vividos na tenra infância.
CONVÊNIOS E PARTICULAR!
*Consultar.