top of page

Marcos do desenvolvimento infantil

Avaliar o desenvolvimento infantil é uma tarefa complexa que exige uma vigilância continua nos primeiros anos de vida e conhecimento dos marcos do desenvolvimento infantil.

85% a 90% do cérebro de uma criança se desenvolve nos primeiros cinco anos, segundo médicos e pediatras. Isso significa que, nesta fase, ela desenvolve muitas habilidades: cognitivas, sociais, emocionais e linguagem.


Como pais, é importante garantir que os filhos estejam em lugares que nutram e incentivem esse desenvolvimento: em casa ou na escola. Por isso, é importante compreender as mudanças e os marcos de desenvolvimento das crianças.


Qual é a importância de acompanhar os marcos do desenvolvimento infantil?

Os marcos do desenvolvimento infantil servem para termos uma base de quais habilidades nossos filhos podem adquirir em cada fase da infância. Contudo, não é uma tabela de regras, em que todas as crianças devem se encaixar e as que estiverem de fora estão com problemas.


Cada criança tem o seu tempo para criar novas habilidades. Os marcos do desenvolvimento são apenas referências usadas para que você possa observar e se adiantar para o próximo passo. Por exemplo, se o seu bebê já consegue sustentar a cabeça, a etapa seguinte pode ser aprender a sentar. Dessa maneira, você pode fazer brincadeiras que estimulem essa habilidade, e assim por diante.


E quais são?

Os marcos do desenvolvimento infantil podem ser divididos em quatro categorias:

1. Sócio emocional: capacidade de expressar emoções de forma eficaz, seguir regras e instruções e formar relacionamentos positivos e saudáveis.

2. Linguagem: capacidade de absorver e aprender a usar a linguagem.

3. Cognitivo: capacidade de pensar, aprender e resolver problemas.

4. Motor: capacidade de aprender habilidades motoras grossas e finas, como sentar, engatinhar e andar.



Esse reconhecimento precoce por seus responsáveis pode contribuir para o aumento das chances de recuperação do paciente que apresente algum atraso em seu desenvolvimento, sendo a participação parental um fator determinante para a melhora da criança.


Cabe lembrar que esses marcos não são fixos, por isso, se o seu bebê apresentar a ausência de algum deles em determinada faixa etária, é essencial a avaliação pelo médico pediatra para avaliar sinais de alerta para atraso no desenvolvimento.

10.233 visualizações0 comentário

Comentarios


whatsapp-logo-1.png
bottom of page