top of page

O QUE É A AFASIA INFANTIL?

Atualizado: 16 de jan. de 2021

A afasia é um distúrbio causado por lesões nas zonas do cérebro que controlam a linguagem, e que pode dificultar a escrita, a compreensão, a forma de expressão e a comunicação. É um distúrbio adquirido, o que significa que deriva de um traumatismo craniano, de um tumor ou doença infecciosa entre outras.



Ao nascer, o cérebro é extremamente frágil, principalmente nos bebés prematuros, o que facilita que sejam várias as causas que podem provocar uma lesão cerebral. É portanto nas lesões cerebrais que devemos procurar as causas da afasia infantil, que podem ser as seguintes:

Traumatismo cranioencefálico Tumores Infeções, como a encefalite Acidente vascular cerebral (AVC) Anoxia cerebral aguda (falta de oxigénio no cérebro) Hidrocefalia (acumulação excessiva de líquido no cérebro) Epilepsia

Existem quatro tipos de afasia infantil:

Afasia expressiva: a criança sabe o que quer dizer, mas tem dificuldade em dizê-lo ou escrevê-lo.

Afasia recetiva: a criança ouve a voz e pode ler uma história, mas não entende o sentido, nem do que lê, nem do que ouve.

Afasia anómica: a criança tem dificuldade na escolha das palavras corretas para descrever as coisas.

Afasia global: a criança não consegue falar, compreender o que se lhe diz, ler ou escrever.

Se a lesão sofrida é perinatal, focal e unilateral, não costuma ser necessária a intervenção do terapeuta da fala, embora seja necessário o acompanhamento. Se a afasia for adquirida, a criança mantém algumas das suas capacidades sem problemas enquanto que outras sofrem alterações. Neste caso, o tratamento a seguir será indicado pelo especialista, já que depende do momento em que se deu a lesão cerebral, da idade da criança, dos seus pontos fortes, etc. Em geral, se a afasia se produzir antes do primeiro ano de vida, a recuperação é considerada muito favorável. No caso das lesões focais e unilaterais, quanto menor for a criança no momento em que se produz a lesão, melhor é o prognóstico graças à plasticidade cerebral.

Posts recentes

Ver tudo

AUDIOMETRIA

whatsapp-logo-1.png
bottom of page