top of page

Testes

Através desse exame podemos saber se o bebê ouve bem ou se apresenta falhas na audição e perda auditiva, ainda que nos primeiros dias de vida. O Teste da Orelhinha consiste na colocação de um fone acoplado a um aparelho na relha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna reproduz.

É um exame padronizado que possibilita diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, causados pela “língua presa” que podem comprometer as suas funções de sugar, mastigar, engolir e falar. Muitos bebês apresentam dificuldade para mamar no peito devido essa limitação, e podendo gerar mais à frente dificuldades na fala e linguagem da criança.

Nos primeiros anos de vida é importante que sejam feitas avaliações, como a Audiometria Infantil, que previne, detecta e intervém nas alterações auditivas. O objetivo do exame é avaliar a função auditiva da criança com a utilização de técnicas lúdicas que a envolvam no ambiente do teste.
A audição é fundamental para o desenvolvimento da fala e da linguagem. O exame deve ser realizado anualmente. Cuide da audição do seu filho(a).

O exame de audiometria normalmente é solicitado quando há necessidade de avaliar a capacidade auditiva do paciente, principalmente se existir suspeita de perda auditiva ou quando ocorrem traumas, tímpano rompido, uso excessivo de medicamentos diversos, infecções e história hereditária de perda auditiva. Alguns elementos também devem ser levados em consideração como, por exemplo, fatores psicológicos, emocionais e até odontológicos.

A audiometria ocupacional tem a finalidade de avaliar a audição dos trabalhadores expostos a ruídos no trabalho, para detectar possíveis alterações auditivas, com intuito de evitar o agravamento da audição do trabalhador e suas consequências legais para a empresa.
De acordo com a NR- 7, todo profissional exposto a níveis de pressão sonora elevados necessita realizar audiometria admissional, periódica (no 6º mês após a admissão e, após este, anualmente) e demissional.

O exame tem o objetivo de medir a capacidade do indivíduo em reconhecer sons verbais e não verbais em condição de escuta difícil. Desta forma pode-se inferir sobre a capacidade do indivíduo de acompanhar a conversação em ambientes desfavoráveis; determinar as habilidades auditivas alteradas; ter um parâmetro de medida da qualidade da audição e contribuir no diagnóstico e no tratamento de diversos transtornos.

A avaliação neuropsicológica é um procedimento que tem por objetivo investigar as funções cognitivas (conhecimentos complexos) e práxicas (atividade motora fina) dos pacientes, buscando elucidar os distúrbios de atenção, memória e sensopercepção, além de alterações cognitivas específicas como gnosias, abstração, capacidade de raciocínio, cálculo e planejamento, bem como seus diagnósticos diferenciais.

whatsapp-logo-1.png
bottom of page