O QUE É A ENCOPRESE?

Atualizado: Jun 15


A condição conhecida como Encoprese é caracterizada pelo vazamento de fezes nas roupas, que acontece de maneira involuntária e sem que a criança se dê conta que aconteceu.





Isso acontece, geralmente, depois que a criança passou por uma prisão de ventre, evitar que isso aconteça é uma forma te tratar a condição.

O tratamento deve ser acompanhado por um profissional psicólogo ou pediatra. A prisão de ventre pode ocorrer por razões comuns para a criança como vergonha de usar o banheiro, ou razões psicológicas.

A encoprese surge nas crianças, porém aparece em qualquer faixa etária


O que causa a encoprese?


Podendo surgir por alterações no aparelho digestivo da criança, as vezes, ela surge como resultado da prisão de ventre crônica, que faz com que o tônus muscular e a sensibilidade da região anal fiquem fracos ou prejudicados.


Quando isso acontece, a criança pode ter vazamento de fezes sem que perceba ou consiga controlar.

Algumas causas que resultam na encoprese são:


· Medo ou vergonha de usar o vaso sanitário;

· Ansiedade durante o aprendizado ao uso do toalete;

· Pouca ingestão de líquidos;

· Estar passando por um período de estresse;

· Dieta com pouca fibra e com excesso de gorduras e carboidratos;

· Fissura anal, que provoca dor durante a evacuação;

· Déficit de atenção e hiperatividade ou esquizofrenia.

· Doenças que lentificam o funcionamento do intestino, como acontece no hipotireoidismo.



Como é feito o tratamento?


Para o tratamento é necessário resolver a sua origem, é necessário ter paciência e ajudar a criança a desenvolver um hábito de usar o vaso sanitário regularmente, além de fazer melhorias na alimentação, com frutas, vegetais e líquidos, para prevenir a prisão de ventre.

Em situação de prisão de ventre, o pediatra pode indicar o uso de laxantes, , comprimidos ou supositórios, para evitar o aparecimento de encoprese.

Caso a encoprese seja provocada por uma doença que afeta o trato digestivo da criança, poderá ser necessário fazer o tratamento mais específico da doença e, em situações menos ocasionais, fazer a realização cirúrgica para fortalecer a região do esfíncter anal.


Psicoterapia


A realização de psicoterapia pode ser recomendada pelo profissional, especialmente quando se identifica que a criança possui problemas ou dificuldades psicológicas que dificultam estar à vontade ao usar o vaso sanitário.


Consequências da encoprese

A encoprese pode vir a provocar algumas consequências negativas na criança, especialmente a nível psicológico, como baixa auto-estima, isolamento ou irritação, e é muito importante que, durante o tratamento, os pais ofereçam apoio à criança, evitando críticas excessivas.



115 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

BULLYING